Funcionários da Funpar no HC entram em greve na segunda-feira

Roger Pereira


Por Andressa Tavares / CBN Curitiba

Os funcionários da Funpar do Hospital de Clínicas anunciaram que vão entrar, mais um vez, em greve, a partir da próxima segunda feira . A última paralisação aconteceu no mês passado.

Rafael Cazota, diretor jurídico do sindicato que representa a categoria, diz que os trabalhadores voltam a cruzar os braços porque não houve, até o momento,  avanço nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Eles pedem 20% de reajuste salarial.

A greve dos funcionários da Funpar que trabalham no HC está prevista pra começar as 7 horas da manhã de segunda-feira. O Sindest diz que 400 , dos quase 900 trabalhadores , devem aderir à paralisação, que não tem prazo pra terminar.

No início de maio, a categoria já pedia a negociação do acordo coletivo, que estava suspensa por causa de um imbróglio judicial entre dois sindicatos que representam os trabalhadores – o Sinditest e o Senalba. Há vários anos, quem negocia com a Universidade Federal do Paraná é o Sinditest. Mas uma decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho definiu que o Senalba é o representante legítimo da categoria.

À época, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho,explicou que, por causa desse impasse, foram suspensas  as conversas sobre o acordo coletivo até que seja decidido com quem a instituição vai negociar.

Nesta sexta-feira, o HC informou  que só vai se pronunciar sobre o assunto na segunda feira.

Na greve anterior, vários setores do maior hospital público do estado foram afetados : leitos de UTI e salas de cirurgia  ficaram fechados; a central de materiais teve  o atendimento comprometido;  no ambulatório e no laboratório a espera era  maior que o normal e o serviço de agendamento de consultas também não funcionou.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="361957" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]