Funcionários da Sanepar entram em greve

Mariana Ohde


Funcionários ligados a um dos sindicatos que representam os trabalhadores da Sanepar, o Saemac, entraram em greve nesta terça-feira (17). Eles realizaram uma manifestação em frente à sede da companhia no bairro Rebouças, em Curitiba. Os funcionários trabalham no sistema operacional da Sanepar – são leituristas e trabalhadores da manutenção das estações de tratamento de esgoto. A categoria pede aumento no salário base do valor atual de R$ 1.400 para R$ 2.200.

Esta é a segunda paralisação dos funcionários da Sanepar neste mês. No início de maio, os trabalhadores organizaram um protesto para pedir aumento no valor do vale lanche e do auxílio alimentação. A greve foi suspensa depois que a Sanepar apresentou uma proposta de reajuste. Porém, durante assembleia realizada para discutir o impasse, os funcionários recusaram a proposta e optaram por realizar a greve que começou hoje, com foco no reajuste salarial.

A assessoria de imprensa da Sanepar informou que seis dos vinte e dois sindicatos que representam os funcionários da companhia já aceitaram o acordo salarial que prevê reajuste de 11,08%. A empresa reforçou que apresentou a melhor proposta possível do ponto de vista empresarial ao Saemac. A Companhia também afirma que respeita o direito de manifestação, desde que garantidos os serviços essenciais à população. Ainda não há um balanço sobre a adesão à greve.

(Com informações da CBN Curitiba)

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal