Em 9ª edição, Go Skate Day ocorre pela primeira vez sem apoio da Prefeitura

Narley Resende


André Rogal e Narley Resende, BandNews FM Curitiba

A nona edição do “Go Skate Day” acontece em Curitiba sem a ajuda de recursos públicos. O evento, que acontece em todo o mundo na mesma data e prestigia o Skate, desta vez também tem tom de protesto na capital paranaense.

O Go Skate Day será realizado neste domingo, dia 18 de junho, a partir das 11h, com concentração na Boca Maldita, no Centro de Curitiba.

O início da passeata está previsto para as 13h, rumo a Praça Afonso Botelho, onde skatistas vão praticar a modalidade e bandas locais farão apresentações.

Os organizadores disseram que vão proporcionar o evento apenas com recursos particulares e sem a orientação de agentes públicos durante a execução da passeata dos skatistas.

O presidente da Federação de Skate do Paraná, Adalto Elias, disse que a Prefeitura recusou o apoio por falta de verba.

“Já que não temos participação e nem apoio da prefeitura municipal neste ano. Este ano estamos fazendo o Go Skate com a raça e com a ajuda de todos os skatistas. É a primeira vez na história da comemoração do Go Skate que a gente não tem o apoio necessário da prefeitura. Foi buscado, foi negado dizendo que não tinha como a prefeitura ajudar”, lamenta.

Além da passeata e das apresentações da banda, Adalto disse que o Skate Day serve como protesto. A principal reclamação dos skatistas é a da falta de lugares para praticar o skate e a má manutenção das pistas que existem na cidade.

“As pistas de skate nos bairros de Curitiba, na verdade, estão todas abandonadas. Precisam de reformas bem feitas. É igual as ruas de Curitiba. Tapa o buraco hoje e na semana que vem já estão todos de volta”, reclama.

Desde o ano passado, o skate passou a fazer parte das modalidades olímpicas. O presidente da Federação de Skate diz que isso pode colaborar para que as pistas e os atletas recebam mais atenção do poder público.

Os organizadores dizem que o evento será aberto não apenas para praticantes do Skate ou simpatizantes, mas também para amigos e familiares que queiram se divertir ao ar livre no fim de semana. Uma das preocupações é divulgar a cultura saudável da pratica do skate e cultura de rua.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="437424" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]