Manifestação reúne 30 mil segundo organizadores e 10 mil para a PM

Redação


Por Narley Resende, Mariana Ohde e Andreza Rossini

Manifestantes realizam uma passeata em Curitiba, nesta sexta-feira (28), em adesão à greve-geral contra as reformas trabalhista e da previdência. De acordo com os organizadores, 10 mil servidores municipais e 20 mil estaduais participam do ato que saiu da praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico para a frente da Fiep e segue para a Praça Tiradentes, no centro.

A Polícia Militar afirmou que 10 mil pessoas participam da manifestação.

Os servidores estão em frente a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com vários balões em forma de pato. O símbolo foi utilizado pela própria Fiep em apoio ao impeachment da presidente então Dilma Rousseff.

Os manifestantes fixaram, simbolicamente, uma placa em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, rebatizando a praça para 29 de Abril, em referência ao confronto entre policiais e professores no dia 29 de abril em 2015. A Batalha do Centro Cívico, como foi chamada mais tarde, deixou cerca de 200 pessoas feridas. A causa da confusão foi a votação, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), da reestruturação do Paranaprevidência, responsável pelo pagamentos das aposentadorias dos servidores do estado.

Paralisações

Diversas categorias cruzaram os braços hoje, entre elas os trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba, que segue sem ônibus circulando. Também cruzaram os braços os servidores municipais, professores da rede pública e particular, servidores de universidades públicas e particulares, funcionários da Copel e Sanepar, Guarda Municipal, Justiça Federal e do Trabalho, limpeza pública, bancários e vigilantes, policiais civis, metalúrgicos, ônibus rodoviários e aeroporto. Os frentistas devem participar dos atos e voltar ao serviço após o almoço.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="427680" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]