Hemepar alerta para a queda no número de doadores de sangue durante o inverno

Fernando Garcel


Redação com CBN Curitiba

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) chama a atenção para a queda de doadores de sangue durante o inverno. Além do frio, as férias escolares tendem a reduzir o número de doadores nesse período.

Apenas 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue

O diretor da instituição, Paulo Hatschbach, afirma que os estoques ainda estão completos. Mas sempre há uma preocupação com o inverno. “Existe uma preocupação grande que a população seja orientada para não esquecer do ato humanitário que é a doação de sangue”, diz o diretor.

A redução no número de doações vai na contramão da demanda. Em julho, por conta das férias, há mais viagens e um maior risco de acidentes. Além disto, muitas pessoas aproveitam este período para fazer cirurgias.

Fachin pede que plenário do STF julgue ação sobre doação de sangue por gays
Uma doação de sangue pode salvar três vidas

Por conta disto, o Hemepar já promove o alerta para o inverno, que sempre tem uma campanha especial para chamar a população. Este se tornou um método necessário. Prova disto foi a campanha Doe Sangue pelo Esporte, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com o Hemepar em junho.

No mês passado, foram 960 doações por meio da campanha, o que representa um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. Também foram feitos 478 novos cadastros para doação de medula óssea. A campanha já foi finalizada com o sorteio das camisas do Coritiba, Atlético e Paraná entre os doadores.

> Atletas e entidades esportivas de Curitiba fazem campanha em prol da doação de sangue

Serviço

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, número 145, no bairro Alto da XV. A coleta acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, com distribuição de senhas até às 17h. É possível também doar aos sábados, das 8h às 17h30.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="441142" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]