Instabilidades devem voltar ao Paraná nesta quarta-feira, diz Simepar

Daiane Andrade - BandNews FM Curitiba


Após um longo período de temperaturas amenas, Curitiba registrou na segunda-feira (12) um calor de 31,5 graus. O registro foi feito pelo Simepar, e segundo o Instituto, não se trata da presença de qualquer sistema meteorológico, e sim da ausência.

Até a semana passada, havia um sistema de alta pressão sobre o mar interferindo na direção do vento e que favorecia o transporte de umidade do oceano para o continente. Isso contribuía para o desenvolvimento da nebulosidade e, consequentemente, para a ocorrência de chuva principalmente nas áreas mais ao leste do Paraná, devido à proximidade com a costa. E com o céu encoberto e menos tempo de sol, as temperaturas não se elevavam.

O que ocorre agora é que essa formação se afastou e, com isso, o estado volta a ter uma condição típica de Primavera: com sol, calor e alguma condição para instabilidade nos períodos de maior aquecimento. Para se ter ideia, Antonina, no litoral, chegou a quase 40 graus ontem à tarde, situação bem parecida com a de algumas cidades do sudoeste paranaense.

Esse cenário, no entanto, se mantém apenas até hoje – amanhã, por causa da aproximação de uma frente fria, as instabilidades voltam a se intensificar sobre o estado e, na quinta, além da chuva, as temperaturas voltam a ficar amenas.

Previous ArticleNext Article