
Pedido de tombamento de antigo Hospital Bom Retiro dá tempo à causa mais bonita da cidade
Narley Resende
28 de setembro de 2017, 12:14
Após o longo período de estiagem na região de Curitiba, uma instabilidade pode trazer fortes chuvas, ventos e há possibi..
Fernando Garcel - 28 de setembro de 2017, 16:09
Após o longo período de estiagem na região de Curitiba, uma instabilidade pode trazer fortes chuvas, ventos e há possibilidade de queda de granizo nesta quinta-feira (28). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta com grau de severidade laranja, o que aponta o risco de ventos intensos, de até 100 quilômetros por hora, corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
ANÚNCIO
> Saiba quais os riscos da chuva ácida
O alerta disparado pelo Inmet também é válido para todo o estado de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul.
De acordo com o meteorologista do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) Tarcízio da Costa, as áreas de instabilidades se deslocam desde o sul do Paraguai até o oeste de Santa Catarina e provocaram chuvas com raios nas cidades das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Nas últimas horas, de acordo com Costa, a instabilidade ficou mais intensa na região dos Campos Gerais.
ANÚNCIO
O Inmet sugere que em caso de rajadas de vento, as pessoas não procurem abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos da tomada.
Sexta-feira
Segundo o Simepar, a instabilidade atmosférica ficará mais intensa na sexta-feira (29) em diversas regiões paranaenses. Isso porque há o aprofundamento de uma grande área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina, o Paraguai e o oeste da Região Sul somado com a umidade da Região Amazônica trazida por ventos. Há previsão de intensos temporais com grande concentração de raios. Durante a manhã, as instabilidades ficam restritas as regiões oeste e sudoeste do Estado e depois devem ser registradas em todas as regiões.