Instituto emite alerta de tempestade e granizo para região de Curitiba

Fernando Garcel


Após o longo período de estiagem na região de Curitiba, uma instabilidade pode trazer fortes chuvas, ventos e há possibilidade de queda de granizo nesta quinta-feira (28). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta com grau de severidade laranja, o que aponta o risco de ventos intensos, de até 100 quilômetros por hora, corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

> Saiba quais os riscos da chuva ácida

O alerta disparado pelo Inmet também é válido para todo o estado de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul.

De acordo com o meteorologista do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) Tarcízio da Costa, as áreas de instabilidades se deslocam desde o sul do Paraguai até o oeste de Santa Catarina e provocaram chuvas com raios nas cidades das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Nas últimas horas, de acordo com Costa, a instabilidade ficou mais intensa na região dos Campos Gerais.

CapturarO Inmet sugere que em caso de rajadas de vento, as pessoas não procurem abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos da tomada.

Sexta-feira

Segundo o Simepar, a instabilidade atmosférica ficará mais intensa na sexta-feira (29) em diversas regiões paranaenses. Isso porque há o aprofundamento de uma grande área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina, o Paraguai e o oeste da Região Sul somado com a umidade da Região Amazônica trazida por ventos. Há previsão de intensos temporais com grande concentração de raios. Durante a manhã, as instabilidades ficam restritas as regiões oeste e sudoeste do Estado e depois devem ser registradas em todas as regiões.

Capturar

 

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="457430" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]