
Começa nesta segunda-feira o cadastramento para castração gratuita de cães e gatos em Curitiba
Francielly Azevedo
21 de maio de 2017, 09:31
A Unidade de Saúde Medianeira, na região do bairro Boa Vista, em Curitiba, está interditada há duas semanas. após quatro..
Narley Resende - 21 de maio de 2017, 14:05
A Unidade de Saúde Medianeira, na região do bairro Boa Vista, em Curitiba, está interditada há duas semanas. após quatro idosos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentarem reações adversas à aplicação de vacina contra gripe.
ANÚNCIO
No dia 6 de maio, a SMS anunciou a suspensão das atividades na unidade para investigação dos casos e, desde então, os usuários são atendidos em outros locais.
A Secretaria comunicou que três idosos apresentaram sintomas como musculatura rígida, febre e dor no local da aplicação da vacina. Eles procuraram individualmente serviços de saúde e precisaram de internamento por apresentarem quadro de infecção bacteriana. Após a divulgação do caso, um quarto idoso relatou os mesmos sintomas e também foi internado.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Curitiba, três idosos, com mais de 60 anos, já tiveram alta. O outro segue hospitalizado em estado grave.
ANÚNCIO
A SMS divulgou que realizaria análises para identificar o tipo de infecção que afetou a unidade interditada. Até este domingo (21), porém, não há resultado.
Não há outros casos registrados nas unidades de Curitiba durante a campanha de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou novos dados sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que termina daqui a uma semana, no dia 26 de maio.
Em Curitiba, 66,1% do público-alvo da campanha foram imunizadas até o momento, o que representa 316.674 pessoas.
A vacina contra a gripe está disponível nas unidades básicas de saúde. Podem ser vacinadas as crianças entre seis meses e quatro anos; gestantes; mulheres que passaram pelo parto em até 45 dias; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; portadores de doenças crônicas com indicação médica para a vacina; professores de escolas públicas e privadas; além de adolescentes que estão sob medidas socioeducativas e presos.
Os idosos foram os que mais procuraram a vacina contra a gripe. Foram 169.696 doses aplicadas, o que corresponde a 84,5% da população idosa da cidade. Segundo a secretaria de saúde, a vacina desta campanha é trivalente, com componentes dos vírus H1N1, H3N2 e B. A vacina disponível nas unidades de saúde só protege contra a gripe e não contra o resfriado ou outras doenças infecciosas respiratórias.
A vacina contra a gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia a ovo de galinha e derivados, assim como a qualquer componente da vacina.
Com CBN Curitiba