Mananciais da Serra estão abertos para visitação neste final de semana

Andreza Rossini


Neste sábado e domingo, 14 e 15 de maio, estarão abertas as visitas públicas aos Mananciais da Serra, área de Mata Atlântica protegida por lei que fica no Parque Estadual do Marumbi, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O nome Mananciais da Serra é porque o local foi, a partir de 1908, o primeiro manancial do sistema público de abastecimento de Curitiba e ficar na Serra do Mar.

Gratuito, o passeio é ideal para quem gosta de trilhas e de contato com a natureza. O programa também é recomendado para interessados em educação ambiental, turismo e saneamento.

A região dos Mananciais fica aberta para visitação controlada em alguns dias do ano. Nesse período, não é necessário agendar a visita para grupos de até dez pessoas. A entrada é permitida das 8h30 às 16h, com encerramento dos passeios às 17h30. Grupos maiores devem fazer agendamento prévio pelos emails:mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

O visitante deve usar roupas e calçados confortáveis, levar água, repelente e proteção contra sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). A organização pede que não se deixe lixo no local e que não sejam recolhidos plantas ou animais.

Trilhas

Os visitantes podem conhecer o santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

O programa de visitas públicas nos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

Programação 2016

Além deste fim de semana, para 2016, estão disponíveis as seguintes datas para visitação pública: 11 e 12 de junho, 9 e 10 de julho, 20 e 21 de agosto, 17 e 18 de setembro, 15 e 16 de outubro, 19 e 20 de novembro e 10 e 11 de dezembro.

Previous ArticleNext Article