Metade dos microempreendedores individuais de Curitiba são mulheres

Mariana Ohde


Cerca de metade dos 62 mil microempreendedores individuais de Curitiba são mulheres. Segundo o Portal do Empreendedor, as mulheres representam 49,3% dos microempreendedores da capital – a proporção no Paraná é de 46% e, no Brasil, e de 48%. A maioria delas decidiram empreender por circunstâncias familiares ou financeiras, por querer profissionalizar um hobby ou para buscar a independência. Os dados também revelam que os negócios femininos são menores, concentrados nos setores de comércio e serviços, mas apresentam uma sobrevivência maior, apesar do crescimento menor em relação aos empreendimentos masculinos.

Os assuntos foram discutidos em um ciclo de palestras sobre empreendedorismo feminino realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento em todas as administrações regionais de Curitiba. O evento começou na regional Santa Felicidade durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher e foi encerrado na tarde desta terça-feira (31), com a presença de aproximadamente 50 empreendedoras no auditório da Administração Regional da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Ao todo, 500 empreendedoras participaram das atividades.

“O balanço de ciclo de palestras é altamente positivo. Foi surpreendente encontrar mulheres curitibanas tão dinâmicas e tão empenhadas em fazer crescer os seus negócios. Diferente da rodada anterior, realizada em 2014, é perceptível o aumento nas demandas relacionadas ao crédito e ou microcrédito produtivo, o que demonstra que as empreendedoras querem mudar o patamar e a escala dos seus negócios”, analisa a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino.

Segundo Gina, as mulheres demonstram bastante preparo na hora de empreender. “A empreendedora possui melhor conhecimento do mercado, maior estabilidade, é bem preparada, tem maior grau de instrução, planeja suas ações e consegue conciliar a vida profissional com as atividades pessoais. Porém, progride mais lentamente. Ela acredita menos em suas competências e é tratada com diferença pelas instituições financeiras por ser mulher”, explica Gina.

Os Espaços Empreendedor fazem parte do programa Curitiba Empreendedora, desenvolvido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, que tem como objetivo fortalecer a base empresarial e estimular o empreendedorismo a partir do uso de mecanismos de fomento e apoio, capacitações e consultorias, auxiliando na formalização de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, além de microcrédito produtivo orientado em parceria com as empresas Caixa Crescer e Movera. O atendimento é gratuito e oferecido em parceria com o Sebrae/PR.

Confira os endereços dos Espaços Empreendedor nas regionais, que funcionam entre 8h e 18h:

Espaço Empreendedor Boa Vista

Rua da Cidadania Boa Vista
Endereço: Av. Paraná, 3600 – Boa Vista
Telefone: 3313-5638 / 3053-2927

Espaço Empreendedor Boqueirão

Rua da Cidadania Boqueirão
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430
Telefone: 3313-5553

Espaço Empreendedor CIC

Regional CIC
Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460
Telefone: 3212-1560 / 3045-6774

Espaço Empreendedor Fazendinha-Portão

Rua da Cidadania Fazendinha-Portão
Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1700
Telefone: 3245-9356 / 3042-1788

Espaço Empreendedor Pinheirinho

Rua da Cidadania Pinheirinho
Endereço: Av. Winston Churchill, 2033
Telefone: 3313-5596 / 3044-1174

Espaço Empreendedor Santa Felicidade

Rua da Cidadania Santa Felicidade
Endereço: Rua Sta. Bertila Boscardin, 213
Telefone: 3374-5009 / 3019-4006

Espaço Empreendedor Tatuquara

Rua da Cidadania Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, esquina com a Rua Pres. João Goulart
Telefone: 8425-9849

Posto de Atendimento da Agência Curitiba – Cajuru

Regional Cajuru
Endereço: Rua Luiz França, 2032
Telefone: 3266-9720

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal