Mujica participa de evento sobre democracia em Curitiba

Mariana Ohde


O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, vai participar do evento Ciclo de Diálogos Quarta-Quarta, que acontece na próxima quarta-feira (27), em Curitiba. O evento vai discutir a democracia, na sede do APP-Sindicato, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

Mujica, que hoje é senador, se tornou conhecido por sua simplicidade – mesmo depois de se tornar presidente, ele seguiu morando em uma casa simples no campo e dirigindo seu Fusca. Mujica vai participar da abertura do evento, quando será debatido o tema “Democracia na América Latina”.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas limitadas. Para se inscrever, é preciso ir ao site do evento.

O evento

O Ciclo de Diálogos Quarta-Quarta é promovido pelo Projeto Laboratório de Cultura Digital, uma parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o Ministério da Cultura. O objetivo do projeto é promover a reflexão sobre a democracia e experimentação metodologias e tecnologias no campo da Cultura Digital, “conectando políticas de participação social com cultura, educação, comunicação e o desenvolvimento de software livre com o objetivo de aprimorar os processos de participação social pela internet e de transparência de dados e informações para o fortalecimento de políticas públicas”.

Além do evento em julho, os diálogos terão novas edições em agosto e setembro.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

José Mujica

A atuação política de Mujica começou nos anos 1960, quando integrou-se ao Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T). Durante a ditadura militar do Uruguai, passou quase quinze anos na prisão. Seu último período de detenção durou treze anos, entre 1972 e 1985.

Após o retorno à democracia, foi libertado e beneficiado pela lei que decretou anistia aos delitos políticos. Alguns anos após a abertura democrática, criou, junto a outras lideranças do MLN e outros partidos de esquerda, o Movimiento de Participación Popular (MPP), dentro da Frente Ampla. Desde então, atuou como deputado por Montevidéu (1994), senador (1999) e ministro da Agricultura (2005).

José Mujica foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Durante sua gestão, rejeitou benefícios e se recusou a viver no palácio presidencial. Fez um governo que colocou o Uruguai no mapa das nações progressistas. Reduziu a pobreza de 37% para 11%. Além disso, apoiou a legalização do aborto e da maconha e assinou a lei que garante o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal