Novo recinto de flamingos no zoológico estimula procriação em cativeiro

Narley Resende


SMCS

Adaptado para estimular a procriação em cativeiro, o novo recinto de flamingos, no Zoológico Municipal de Curitiba, foi entregue na manhã desta quinta-feira (22) pelo prefeito Gustavo Fruet. Em um dos cantos do espaço foram instalados espelhos e serão ofertados material próprio, como argila, para que os animais sejam estimulados a acasalar e procriar em cativeiro.

Na natureza, os flamingos vivem em grandes grupos e os espelhos servem para reproduzir essa condição. A estratégia, cientificamente já comprovada em sua eficácia, promove maior segurança e os estimula a acasalar. A espécie também produz seus próprios ninhos e a argila é outro item para atingir esse objetivo.

“Depois de quatro anos, ver o zoológico como está hoje nos dá a certeza de missão cumprida. A requalificação, a conservação é tão importante como as novas construções”, afirmou Fruet. Com lago e tratamento paisagístico, o novo recinto possui 250 metros quadrados e é todo telado para evitar o ataque de predadores. Boa parte dos recintos do zoo também foram revitalizados, como a reforma do sistema de drenagem, para evitar o alagamento dos espaços.

“O zoo sai repaginado. É um esforço de fazer com que as coisas funcionem na cidade. O zoológico é um lugar especial”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima. O grupo de flamingos é proveniente do Passeio Público.

Antes da entrega do novo recinto, o prefeito e o secretário, acompanhados de técnicos, diretores especialistas do Meio Ambiente também entregaram o novo portal de entrada do Zoológico. O portal foi reconstruído com madeira nova, mas no mesmo padrão anterior.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="405179" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]