Pelo quarto dia consecutivo, passageiros enfrentam filas no Aeroporto Afonso Pena

Mariana Ohde


Pelo quarto dia consecutivo, os passageiros que embarcam no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, estão enfrentando filas para passar pelos novos procedimentos de segurança. Na segunda-feira (18) começaram a valer as novas determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deixam a inspeção de bagagens e a revista dos passageiros mais rigorosas.

Segundo relatos de passageiros, durante a essa semana, a fiscalização individual chegou a demorar até 20 minutos – antes, o processo levava, em média, cinco minutos. A demora causou atrasos nas decolagens e alguns passageiros chegaram a perder voos – bagagens que já estavam nos aviões precisaram ser retiradas, em alguns casos. Muitos dos passageiros, depois de fazer o check-in, não conseguem passar pela fiscalização a tempo.

A Anac recomenda que os passageiros de voos domésticos cheguem ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência. No caso dos voos internacionais, os passageiros devem chegar com três horas de antecedência.

Mudanças

No Brasil, a inspeção de bagagens e revista de passageiros nos aeroportos são normatizadas, segundo a Anac, pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil número 107, regra que dispõe sobre a segurança da aviação civil.

Entre as novas medidas está a que prevê que todos os passageiros estarão sujeitos à revista física feita por agente do mesmo sexo. A revista poderá ocorrer de forma aleatória, mesmo sem o disparo do detector de metais. Ela tem que ser realizada em local público ou privado, a critério do revistado e do agente, e sempre na presença de uma testemunha.

A norma diz ainda que o passageiro terá também que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas, como já vinha sendo cumprida em voos internacionais. Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos.

Veja aqui todas as mudanças.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal