Prazo para matrícula na rede municipal de ensino termina na sexta-feira

Andreza Rossini


O prazo para a matrícula das crianças que participaram do Cadastramento Escolar para ingressar na rede municipal de ensino de Curitiba foi prorrogado até às 17 horas da próxima sexta-feira (11), pela Secretaria Municipal de Curitiba.

A efetivação da vaga deve ser feita na unidade onde a criança será atendida. O resultado do cadastramento, com a indicação da unidade e endereço para matrícula está disponível neste site, no campo “cadastramento escolar”. 

Os documentos necessários são a certidão de nascimento e cartão do SUS da criança, uma fatura de energia elétrica (comprovante de endereço) e documento do responsável. Todos precisam ter a via original e uma cópia.

O resultado do cadastramento escolar está disponível desde 31 de outubro. Nesta etapa estão sendo matriculadas as crianças nascidas nos anos de 2011, 2012 e 2013 e que foram cadastradas para vagas em turmas de pré-escola e 1º ano do ensino fundamental.

Os pais que querem alterar a unidade do cadastro deve confirmar a matrícula no local indicado e procurar o Núcleo Regional de Educação, entre 23 e 25 de novembro.

A expectativa da Secretaria Municipal da Educação é de que as 16,8 mil crianças cadastradas sejam matriculadas. As confirmações, porém, estão abaixo do esperado para os primeiros dias. O diretor do departamento de Planejamento e Informação da Secretaria Municipal da Educação, Leandro Jiomeke, orienta aos pais que não deixem para a última hora para evitar contratempos.

Somente o cadastramento escolar não garante a matrícula da criança, que precisa ser confirmada nas escolas dentro do prazo. “É preciso que os responsáveis fiquem atentos ao prazo e realizem a matrícula na unidade indicada para não correr o risco de perder a vaga”, diz Jiomeke.

Sem cadastro

Crianças que ficaram fora do cadastramento e cujas famílias desejem o atendimento em 2017 devem fazer a solicitação de vagas nas unidades escolares desejadas a partir de 1º de dezembro. Também será a partir de 1º de dezembro até o dia 16, deve ser feita a matrícula para demais séries do ensino fundamental que irão ingressar na rede municipal de ensino em 2017. Nestes casos, as matrículas devem ser feitas diretamente nas unidades onde houver interesse e disponibilidade da vaga.

De acordo com a Emenda Constitucional n.º 59/09, que passou a vigorar neste ano, crianças de 4 a 5 anos devem, obrigatoriamente, estar matriculadas e frequentando uma unidade escolar. Até o ano passado, o ingresso da criança na escola nesta faixa etária era uma opção da família.

Calendário do resultado do Cadastramento Escolar

23 a 25 de novembro – período para troca de unidade das crianças cadastradas para as turmas de pré-escolar e 1º ano.  Deve ser feita nos núcleos regionais de Educação.

1º a 16 de dezembro – Matriculas para crianças não cadastradas (pré-escola e 1º ano) e demais séries do ensino fundamental que irão ingressar na rede municipal de ensino em 2017. Deve ser feito diretamente nas unidades onde houver o interesse e disponibilidade da vaga.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="396125" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]