Prefeitura deve apresentar projeto para reforma da previdência dos servidores

Andreza Rossini


Da CBN Curitiba

A prefeitura de Curitiba deve enviar ainda nesta semana um projeto que prevê reforma na previdência dos funcionários públicos. O texto vai compor um ajuste fiscal que será encaminhado para a análise dos vereadores.

Serão incluídas quatro medidas que envolvem a previdência do funcionalismo: a criação de um fundo de pensão dos servidores, recuperação de valores referentes à contribuição patronal para inativos e pensionistas, aumento progressivo da alíquota de contribuição e ainda o pagamento do déficit do Instituto de Previdência dos Servidores do Município em 35 anos.

Informações repassadas pela prefeitura, apontam que para a saúde financeira do sistema previdenciário, a cidade deveria ter quatro trabalhadores ativos para um inativo. No entanto, hoje são dois para um, com cerca de 32 mil servidores na ativa para 16 mil aposentados e pensionistas. A expectativa é de que em 2023, 27% do orçamento municipal fique comprometido com o pagamento das aposentadorias dos servidores.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="420513" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]