camara municipal
Compartilhar

Confira as manifestações e bloqueios previstos para o Lula Day em Curitiba

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que deve acontecer a partir das 14 horas desta quarta-feira (10)..

Andreza Rossini - 10 de maio de 2017, 09:05

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que deve acontecer a partir das 14 horas desta quarta-feira (10), na Justiça Federal em Curitiba, altera o trânsito em diversos pontos da cidade.

ANÚNCIO

Estão programadas manifestações contrárias e a favor de Lula, a região da Justiça Federal está bloqueada, caravanas pró-Lula vieram de diversas partes do país e os integrantes do movimento "Frente Brasil Popular" estão em acampamentos em Curitiba.

Os locais de manifestações foram definidos em um esquema de segurança da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP).

Confira todos os pontos da cidade com movimentação devido ao "Lula day":

ANÚNCIO

Justiça Federal 

OPERACAO (1)O entorno do prédio da Justiça Federal, na Avenida Anita Garibaldi, no bairro Ahú, está bloqueado para acesso de veículos e pedestres, em um raio de 150 metros, deste às 23 horas de terça-feira (9), segundo a Polícia Militar.

A restrição no trânsito deve ser mantida até a zero hora de quinta-feira (11). As rotas do transporte público que passam pela região foram alteradas e alguns comércios vão fechar.

Só podem acessar a área restrita funcionários da justiça, moradores e jornalistas, credenciados pela Polícia Militar.

Movimentos pró-Lula

A manifestação do movimento "Frente Brasil Popular" (FBP) está programada para acontecer na Praça Santos Andrade, no centro da capital. A expectativa é que a movimentação comece por volta das 10 horas. Durante o dia estão previstas atrações, como apresentação do bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis.

Lula deve fazer um discurso aos integrantes do movimento por volta das 18 horas.

A Universidade Federal do Paraná suspendeu as aulas no prédio histórico, devido as manifestações.

O acampamento da FBP está montado em um terreno da União ao lado da Rodoferroviária, também no centro.

Parte do terreno pertence a empresa Rumo, que conseguiu reintegração de posse na Justiça. Uma cerca deve ser instalada para definir os limites da ocupação. 

Cerca de 20 ônibus que trouxeram os manifestantes estão estacionados em frente ao antigo Estádio Pinheirão, no bairro Tarumã. Eles devem deixar o local na manhã de quinta-feira (11), o que pode causar transtornos no trânsito da região, que normalmente é lento em horários de pico.

Movimentos pró-Lava Jato

O protesto dos movimentos Curitiba Contra a Corrupção e Movimento Brasil Livre, que apoiam a Operação Lava Jato e se posicionam contra o ex-presidente, deve ocorrer no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, a partir das 10 horas de hoje.

Cerca de 500 pessoas de outros estados devem participar da manifestação. O trânsito de veículos e pessoas deve ser intenso no local.