Projeto exige execução dos hinos nacional e de Curitiba nas escolas

Andreza Rossini


Com CMC

O vereador Rogerio Campos (PSC) quer que as escolas de ensino fundamental de Curitiba, pelo menos uma vez por semana, executem os hinos nacional e da capital.

O projeto de lei com a exigência foi protocolado no dia 21 de novembro. A proposta ainda vai tramitar pelas comissões temáticas antes de ser votado em plenário (005.00368.2017). “São momentos que incentivam o patriotismo, o amor e o respeito pela Pátria, o Brasil”, justifica o parlamentar.

A proposição estabelece que os hinos serão executados às quartas-feiras, antes do início das aulas, nos períodos de manhã e tarde. “Os alunos formarão filas no pátio coberto quando possível, e farão a execução os hinos em posição de sentido, com distância ajustada entre si, sem o uso de bonés, chapéus, lenços na cabeça e outros afins. Respeitando o momento e sua respectiva importância”, diz o projeto assinado por Campos.

“Há alguns anos”, diz Rogerio Campos, “tínhamos o momento cívico nas escolas, onde era executado o Hino Nacional Brasileiro, um momento de demonstração de respeito ao país, que com o tempo, foi sendo esquecido”. “Devemos reacender essa chama cívica e o patriotismo do alunos das escolas públicas de Curitiba. Essa iniciativa será realizada pelos professores, coordenadores, pedagogas e demais funcionários”, sugere o parlamentar.

“Devemos orientar e incentivar os alunos a conhecerem e cantarem a letra correta do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Curitiba, compreendendo o que estão recitando, sabendo o significado da letra em si”, justifica. Durante a análise pelas comissões, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto.

Previous ArticleNext Article