Projeto torna a prefeitura de Curitiba reponsável pelas calçadas

Mariana Ohde


Com Metro Curitiba

Uma proposta de lei do vereador Bruno Pessuti (PSD) determina que a prefeitura de Curitiba passe a ser responsável pela construção de calçadas em frente às casas da cidade. Hoje, a obrigação pela construção é dos próprios moradores.

De acordo com o vereador, o Código de Trânsito Brasileiro define a calçada como uma parte da via, logo, de responsabilidade do poder público. “Se a via é pública e a calçada é parte da via, logo a calçada também é um espaço público. Ou seja, está sendo transferida ao particular uma obrigação de fazer uma intervenção em um bem público, o que é inconstitucional”, defende.

A proposta do vereador estabelece que o proprietário de terreno – esteja com ou sem edificação – deverá apenas conservar a calçada. O projeto foi apresentado pela primeira vez em 2015, mas o texto acabou ficando parado na Comissão de Urbanismo. Agora ele foi reapresentado.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="414334" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]