Serviços de cartão transporte ficam temporariamente fora do ar

Andreza Rossini


Com Prefeitura de Curitiba

A bilhetagem eletrônica da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), sistema que atende aos cartões transporte dos ônibus de Curitiba, vai fora do ar da próxima sexta-feira (15) a domingo (17).

O sistema será desativado temporariamente para atualização e modernização. Isto permitirá que, no próximo ano, a Urbs amplie o número de pontos de vendas de cartão-transporte e de carregamento de créditos e implante outras facilidades para os passageiros.

Em razão da manutenção, a Urbs alerta os passageiros que antecipem os carregamentos de créditos ou a compra dos cartões, pois todos os serviços relacionados a cartão-transporte ficarão indisponíveis, tanto na internet quanto nos postos de atendimentos – Ruas da Cidadania, Rodoferroviária e bancas de revistas.

Os dias de desligamento foram escolhidos em função da baixa demanda pelo serviço. “Sem desligar todo o sistema de uma vez não tem como fazer atualizações e é isso que permitirá abrir novas possibilidades para os passageiros que usam cartão-transporte”, diz o coordenador da Área de Tecnologia da Informação da Urbs, Vilson Kimmel.

Com a modernização do sistema, a Urbs começará a ampliar os postos de vendas do cartão-transporte já no começo do ano que vem. O serviço, que hoje é feito apenas em 23 bancas de revistas, poderá ser expandido também para lotéricas, supermercados, farmácias. “A ampliação do serviço ao cidadão é atualmente uma das maiores necessidades e ela depende dessa atualização”, diz Kimmel.

Extratos e bloqueio 

Além de ampliar os pontos de vendas, a Urbs vai atualizar o sistema de bilhetagem para permitir a emissão do extrato financeiro pela internet. Hoje, o passageiros conseguem o extrato apenas se comparecer em um dos locais de atendimento da Urbs. Pela internet é possível consultar apenas os 12 últimos usos.

Outra melhoria que será implementada é a solicitação do bloqueio do cartão-transporte e a solicitação de senha pela internet. Estes dois serviços hoje são feito através da Central 156. Atualmente, o índice de usos de cartão-transporte nos ônibus de Curitiba é de 60%. Por dia são 1,5 milhão de passageiros transportados e 700 mil pagantes.

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