Simepar nega previsão de neve para Curitiba

Redação


Ainda estamos no mês de maio, mas as temperaturas na capital paranaense já alertam para um inverno rigoroso. Segundo a análise climática do portal The Weather Channel, deve nevar em Curitiba, como aconteceu em 2013, com semelhante alerta do portal de previsões meteorológicas.

O Paraná Portal entrou em contato com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) e o meteorologista Reinaldo Kneib informou que não é possível fazer previsão de neve com mais de cinco dias de antecedência: “As massas de ar frio vão passar, mas não há previsão de que alguma consiga provocar neve”.

A neve

Nas nuvens, a precipitação começa como neve e, à medida que cai, ela pode passar por uma camada de ar com temperatura mais elevada que 0 ºC. Isso faz a neve derreter e cair como chuva. Caso a temperatura no nível do solo esteja abaixo do congelamento, a água pode recongelar no ar, gerando geada. E, se a camada de ar abaixo de zero no nível do solo for fina, há precipitação na forma de chuva, mas que se congela assim que entra em contato com um objeto congelante no solo.

Para cair neve, todas as camadas de ar pelas quais a neve passa após deixar a nuvem devem estar com temperatura abaixo de zero.

Previous ArticleNext Article