Trabalhadores do transporte protestam em Curitiba após morte de motorista

Mariana Ohde


Motoristas e cobradores de Curitiba realizam um protesto nesta segunda-feira (24) para pedir a instalação de câmeras de segurança nos ônibus da capital. O pedido foi motivado pelo assassinato do motorista Edmilton José de Melo, de 45 anos – morto com um tiro no peito durante um assalto no sábado (22), na linha Curitiba/Jd. Paulista.

O protesto “Filmadoras já”, organizado pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), começa às 15h, na Praça Rui Barbosa. O sindicato também pede que os motoristas desliguem os ônibus por uma hora nos terminais e pontos finais neste horário.

“O que está acontecendo é um absurdo, colocando um milhão e meio de usuários e 12 mil motoristas e cobradores em situação de terror diariamente”, reclamou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Segundo ele, o pedido de monitoramento por câmeras nos coletivos é fruto do aumento da insegurança para trabalhadores e usuários do transporte. “Com o efetivo que temos na Polícia Militar, apesar de toda a boa vontade e profissionalismo da instituição, é humanamente impossível coibir a gigante onda de criminalidade que vem assombrando Curitiba e Região Metropolitana. Por isso, o Sindimoc reitera a necessidade de instalação de câmeras de monitoramento”, diz Teixeira.

Em nota, o Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) diz que “lamenta profundamente” a morte do motorista, que vai acompanhar as investigações e “volta a pedir a ação dos órgãos competentes para garantir a segurança no transporte coletivo”.

Crime

Segundo a Polícia Militar, três homens e uma mulher invadiram o ônibus por volta das 21h e deram voz de assalto. Eles roubaram dinheiro e celulares dos passageiros. Segundo o Sindimoc, o motorista não reagiu ao assalto, mas, mesmo assim, foi assassinado. Ainda não se sabe porque os criminosos atiraram. Edmilton era funcionário da Viação Castelo Branco, que opera o transporte coletivo metropolitano da capital.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="443967" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]