Urbs e sindicato divergem sobre quantidade de ônibus da frota mínima

Andreza Rossini


O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) emitiu nota, nesta terça-feira (21), explicando a diferença da frota mínima exigida pela justiça e o que está sendo cumprido pelos trabalhadores – de acordo com os dados da Urbanização de Curitiba (Urbs).

O Setransp alerta que existe uma diferença no número de veículos, entre o entendido pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc) e a empresa. De acordo com a entidade, em dias normais estão em operação 1.274 veículos.

A Urbanização de Curitiba apontou frota mínima de 727 veículos nos horários de pico, em que Justiça determinou que 50% dos coletivos estejam nas ruas. O sindicato afirma que 637 veículos deve estar em trânsito nesses horários.

O sindicato dos trabalhadores afirma que está cumprindo rigorosamente com a determinação da Justiça, que também prevê 40% da frota nas ruas fora dos horários de pico.

Na segunda-feira (20), a Urbs informou que o número mínimo de veículos voltou a ser desrespeitado.  Das 5h às 9h, por exemplo, os boletins apontaram variação da frota entre 31% e 45% – abaixo dos 50% exigidos – além de 17 estações-tubo sem cobradores às 6h30. Às 12h30 e 13h30, 39% dos ônibus rodavam (abaixo dos 40%) e às 17h30 eram 40% (abaixo dos 50%).

Por meio de nota, o Sindimoc ainda questionou a autonomia da Urbs para avaliar a quantidade de ônibus que estão nas ruas. “Importante lembrar que os processos de monitoramento da URBS S/A não são abertos à sociedade e carecem de transparência. Nao só os trabalhadores, mas ninguém tem acesso aos dados e metodologias da URBS S/A: nem a Imprensa, nem o Judiciário, nem o Ministério Público, nem cidadão algum tem acesso”, diz a nota.

“É importante destacar que a greve ocorre em Curitiba e em outros 14 municípios da Região Metropolitana, sobre os quais a URBS S/A não tem competência alguma. Ao todo, cerca de 7,5 mil motoristas e cobradores estão em greve em Curitiba e outros 5,5 mil, nas cidades de Almirante Tamandaré, Quitandinha, Campo Magro, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Campo Largo, Araucária, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Pinhais e Piraquara”, continua.

A URBS é responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte das linhas urbanas que circulam em Curitiba. Os cálculos de percentual da frota operacional mínima que devem circular durante a greve, em Curitiba, estão sendo feitos com base na planilha de linhas e horários que consta na ação, portanto, absolutamente dentro do rigor da determinação judicial.

O monitoramento é feito em tempo real pelo Centro de Controle Operacional da URBS. Toda a frota de ônibus urbano conta com tecnologia embarcada, como GPS e computador de bordo, por exemplo, conectados ao CCO da URBS, onde fiscais monitoram em tempo real o trajeto dos veículos nas linhas. Nesse período de greve, o trabalho do CCO teve acompanhamento de oficiais de justiça.

Por meio de nota, a Urbs afirmou que os cálculos estão sendo feitos com base em uma planilha que consta na ação judicial. Veja na íntegra:

A URBS é responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte das linhas urbanas que circulam em Curitiba. Os cálculos de percentual da frota operacional mínima que devem circular durante a greve, em Curitiba, estão sendo feitos com base na planilha de linhas e horários que consta na ação, portanto, absolutamente dentro do rigor da determinação judicial.

O monitoramento é feito em tempo real pelo Centro de Controle Operacional da URBS. Toda a frota de ônibus urbano conta com tecnologia embarcada, como GPS e computador de bordo, por exemplo, conectados ao CCO da URBS, onde fiscais monitoram em tempo real o trajeto dos veículos nas linhas. Nesse período de greve, o trabalho do CCO teve acompanhamento de oficiais de justiça.

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