Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Usuários levam 1h12 por dia de ônibus na capital, diz app

Metro Jornal Curitiba O usuário de ônibus em Curitiba gasta em média 72 minutos (ou 1h12) se deslocando para o tr..

Narley Resende - 28 de março de 2017, 09:03

Metro Jornal Curitiba

ANÚNCIO

O usuário de ônibus em Curitiba gasta em média 72 minutos (ou 1h12) se deslocando para o trabalho e voltando para casa em um dia útil. O dado é do aplicativo Moovit, que permite planejar viagens de transporte público em 100 cidades brasileiras. No levantamento da empresa foram consideradas 10 metrópoles, e Curitiba é aquela em que menos se perde tempo com os coletivos, segundo a ferramenta.

A capital paranaense é seguida de perto por Porto Alegre (1h14) e Campinas (1h17). Cidades como São Paulo (1h33) e Rio (1h35), que contam com metrô, ficaram para trás na lista. Um quinto (21%) dos curitibanos gasta mais de duas horas por dia no transporte coletivo. No Recife, por exemplo, esse índice chega a 34%.

As informações, segundo o Moovit, foram calculadas com ajuda dos próprios usuários. “Extraímos dados da nossa comunidade de editores, composta por mais de 150 mil pessoas ao redor do mundo”, afirma Yovav Meydad, um diretor da empresa que esteve em um evento do ramo em São Paulo na semana passada.

ANÚNCIO

Agilidade

Além de ser a cidade – entre as 10 pesquisadas – com transporte público mais ágil, Curitiba também foi apontada pelo Moovit como a que menos gasta tempo dos usuá- rios em paradas e estações.

No caso, os curitibanos passam em média 17 minutos por dia em terminais, estações-tubo ou outros pontos, e um terço (33%) espera mais de 20 minutos. Em Salvador, a “lanterninha” no quesito, são 33 minutos por dia no aguardo da condução.

A capital paranaense também é, ao lado de Porto Alegre e Fortaleza, a que tem o menor deslocamento médio diário: 7km, menos da metade dos 15km de Brasília, por exemplo.

Sem título

CURITIBA 324 ANOS – Teste seu conhecimento

Confira o jogo de palavras cruzadas exclusivo do Paraná Portal. São 60 questões sobre a cidade, sua história, lugares e pessoas.