O chamado Plano de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Curitiba está em pauta na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (10).
O conjunto de 12 projetos de lei começa será debatido uma reunião entre os vereadores e representantes dos servidores públicos da cidade. O encontro foi marcado pelo presidente da Casa, vereador Serginho do Posto (PSDB). Ele afirmou que a ideia é chegar a um consenso com o funcionalismo ainda antes de as propostas serem encaminhadas às comissões permanentes do Legislativo.
"Esta é a quarta reunião em que a Câmara está recebendo os representantes dos sindicatos dos servidores, para que nós possamos ouvi-los e entender a reivindicações dos projetos. Eles estão em análise e teremos um parecer na procuradoria após o dia 17. A partir dai eles devem tramitar nas comissões", explicou.
Os projetos foram encaminhados pelo prefeito Rafael Greca (PMN) no dia 28 de março e estão sob análise da Procuradoria Jurídica da Câmara. É essa instrução que vai definir por quais comissões os textos vão ter de passar. O presidente da Casa conta afirmou já aborda o o assunto com os responsáveis por esses grupos, pedindo "responsabilidade e zelo".
O convite para a reunião de hoje (10) foi enviado no fim da última semana para quatro sindicatos de servidores municipais: Sismuc, Sismmac, Sigmuc e Sinfisco.
Antes disso, no dia 23 de março, um grupo de representantes do Magistério da capital foi recebido por cinco vereadores para debater as proposições; no dia 27, Sigmuc e Sismmac foram ouvidos em Plenário e, no dia 29, foi a vez do Sismuc.
A reunião com os sindicatos segue um calendário previamente estabelecido entre todos os vereadores.
Na última terça (4), os secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Jamur, de Finanças, Vitor Puppi, Planejamento e Recursos Humanos, Carlos Calderon, e o presidente do IPMC, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, José Luiz Costa Rauen, estiveram na Câmara para uma conversa com os parlamentares.