Curitiba deve ultrapassar média histórica de chuva para agosto nesta segunda-feira (16)

Nesta segunda-feira (16), Curitiba deve ultrapassar a média histórica de chuva para o mês de agosto, que é de 80 milímet..

Redação - 16 de agosto de 2021, 09:30

Geraldo Bubniak/AGB
Geraldo Bubniak/AGB

Nesta segunda-feira (16), Curitiba deve ultrapassar a média histórica de chuva para o mês de agosto, que é de 80 milímetros. Às 8h30, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), com 9,6 mm registrados durante a madrugada, o total estava em 77,4 milímetros.

A chuva que atinge Curitiba e Região Metropolitana, com ventos fortes e granizo, está associada a nuvens cumulonimbus, que têm grande desenvolvimento vertical. "Quando o ambiente atmosférico apresenta uma camada de ar quente e muito úmido próximo da superfície e ar seco e frio logo acima, pode haver formação de granizo", explicou o Simepar.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região de Curitiba está sob alerta amarelo de chuvas intensas, que prevê acumulado entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, ventos intensos de até 60 km/h também devem ser registrados.

Até o fechamento da matéria não foi registrado, pela Defesa Civil ou Prefeitura, estragos relacionados a chuva que atinge o município nesta manhã.

(Lenise Klenk)

MÉDIA HISTÓRICA DE CHUVA PARA O MÊS DE AGOSTO, EM CURITIBA

Conforme a Climatempo, as médias históricas climatológicas são valores calculados a partir de um série de dados de 30 anos observados.

Desde o dia 1º de agosto até a manhã do último sábado (14), o acumulado de chuva em Curitiba foi de 70 milímetros. Somente na sexta-feira (13), a capital registrou 40 milímetros de chuva.