Curitiba abre novas vagas gratuitas para práticas esportivas

Ao todo, a prefeitura disponibiliza 82 modalidades esportivas para todas as idades, como natação, hidroginástica e balé, entre outras; veja como se inscrever.

Redação - 18 de julho de 2022, 08:20

Foto: Valdecir Galor/SMCS
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Curitiba abriu inscrições para 9.248 novas vagas em atividades esportivas gratuitas. Ao todo, a prefeitura disponibiliza 82 modalidades esportivas para crianças, jovens, adultos e idosos.

Entre as modalidades ofertadas à população estão musculação, natação, hidroginástica, esgrima, basquete, judô, tênis, ioga, BMX, corrida, boxe, jiu-jitsu, balé, pilates, triathlon e condicionamento físico, que serão oferecidas em 37 equipamentos públicos em dez regionais.

As inscrições foram abertas na última sexta-feira (15) e são realizadas de forma online, por meio do portal Curitiba em Movimento. As atividades começam em agosto.

“Nós vamos oferecer novas vagas para a prática esportiva dos curitibinhas, para os adultos buscarem o condicionamento físico ideal e para as pessoas de terceira idade terem uma qualidade de vida ainda melhor. As mais de 9 mil vagas estarão disponíveis em todos os nossos equipamentos públicos. Estamos esperando por vocês! Viva o esporte e viva Curitiba”, convida o prefeito Rafael Greca.

Atualmente são mais de 20.600 alunos matriculados em unidades de esporte e lazer da prefeitura, como nas Ruas da Cidadania e os Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente, Centros da Juventude e Centros de Iniciação ao Esporte, que oferecem vagas em 1.230 turmas oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Na natação, por exemplo, serão abertas 534 vagas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em regionais da cidade. Há vagas para natação, inclusive, em unidades muito concorridas como o complexo esportivo da Praça Osvaldo Cruz, no Centro.

Na hidroginástica, umas das atividades mais procuradas pelos curitibanos são 290 novas vagas nas regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Santa Felicidade e Tatuquara. O cidadão será orientado pelos professores da Smelj sobre o atestado de aptidão física e/ou dermatológico (para atividades aquáticas).

Programa Curitiba em Movimento

Lançado no ano passado pela Smelj, o portal Curitiba em Movimento modernizou o sistema de matrículas para as aulas esportivas gratuitas. Todo o cadastro é feito de forma on-line, pelo sistema E-Cidadão, que é o padrão da prefeitura.

Com o portal, o cidadão tem transparência nas informações disponibilizadas e os gestores podem acompanhar em tempo real como está o desenvolvimento dos cidadãos matriculados em todas as modalidades e equipamentos urbanos. Hoje são 82 modalidades ofertadas e 273 professores e voluntários atuando nas unidades municipais.

“O Portal Curitiba em Movimento foi mais um avanço conquistado pela população curitibana. Com a ajuda da tecnologia conseguimos ampliar a participação dos cidadãos nos mais diversos equipamentos públicos e nas mais diversas modalidades esportivas. Com o Portal o acesso as informações das atividades ficaram mais transparentes, facilitando a matricula e a avaliação física dos interessados”, disse o secretário da Smelj, Carlos Pijak Jr.