Curitibanos podem solucionar demandas públicas em um clique; confira

Redação

Curitibanos podem solucionar demandas públicas em um clique; confira

O ICI (Instituto de Cidades Inteligentes) separou uma lista de demandas públicas que os curitibanos podem solucionar através de aplicativo, chat ou contato telefônico. Entre os assuntos pautados, estão registro de aglomeração e a iluminação pública.

Confira abaixo a lista de coisas que os curitibanos podem solucionar em um clique!

Registro de aglomeração: com a chegada da pandemia da Covid-19, a recomendação de isolamento social e a proibição de festas e/ou encontros, a fiscalização se tornou uma responsabilidade de todos. Por isso, no aplicativo Curitiba 156, é possível fazer a denúncia de aglomerações em locais públicos ou solicitar a fiscalização de comércios. Basta acessar o aplicativo e selecionar a opção Coronavírus;

Entulhos: passou por uma obra pequena e não sabe como fazer o descarte dos restos de materiais? Esse tipo de lixo pode ser retirado por meio da solicitação no aplicativo da Central 156. Para isso, basta acessar o app e selecionar a opção Coleta. O serviço é válido para entulhos, caliças e resíduos de jardim, e tem limitação de volume;

Doações: na faxina de fim de ano, móveis e eletrodomésticos usados costumam dar lugar às novas aquisições e conquistas programadas para o novo ano. Por isso, para ganhar tempo e espaço e ainda fazer o bem, ao invés de descartar esses itens, é possível acionar o Disque Solidariedade no app 156, que faz o recolhimento e destina para programas sociais da cidade;

Moradores em situação de rua: nos últimos meses, a empatia e solidariedade se tornaram virtudes ainda mais importantes, principalmente com a população mais vulnerável da cidade. Por isso, caso veja alguém dormindo, desabrigado ou desorientado em vias públicas, você pode acionar ajuda, via app 156, por meio do ícone Situação de Rua – Adulto/Idoso e fazer o bem;

Dengue: com a chegada do verão, o cuidado com o vírus da dengue também é essencial. E para não deixar essa prevenção de lado, no app 156, no item Dengue está disponível a solicitação da inspeção de imóveis ocupados para monitorar possíveis focos da doença. Já para a inspeção em imóveis desocupados, a solicitação deve ser registrada pelo assunto Terreno Baldio;

Iluminação pública: o poste da sua rua parou de funcionar? Abre o app da Central 156! Na opção Iluminação Pública estão disponíveis os serviços de troca de lâmpadas e inspeção da estrutura de postes;

A Central 156 de Curitiba funciona 24 horas todos os dias da semana, inclusive feriados.

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