Das seis cidades mais populosas da RMC, apenas uma elegeu o mesmo prefeito

Da BandNews CuritibaApenas uma das seis cidades mais populosas da região metropolitana de Curitiba vai ter o mesmo prefe..

Andreza Rossini - 03 de outubro de 2016, 17:45

Da BandNews Curitiba

Apenas uma das seis cidades mais populosas da região metropolitana de Curitiba vai ter o mesmo prefeito a partir do ano que vem. Em dois casos foram eleitos os candidatos que até o final de 2016 ocupam o cargo de vice. Em outras três cidades os vencedores são candidatos de oposição. Na grande Curitiba, a votação mais expressiva aconteceu em Pinhais, onde a vice-prefeita Marly Paulino (PDT) teve 82% dos votos válidos. Ela era a vice de Luiz Goularte Alves, o Luizão, que encerra neste ano o segundo mandado no Poder Executivo.

Cidade com o maior número de habitantes da região metropolitana, São José dos Pinhais elegeu Toninho da Farmácia (PSC), com 53% dos votos. Ele era o vice-prefeito de Luiz Carlos Setim (DEM), investigado por improbidade administrativa.

Colombo foi a única, entre estas seis cidade, que optou pela reeleição. A prefeita Beti Pavim (PSDB) conseguiu 49% dos votos e vai cumprir mais quatro anos de mandato.

Marcelo Puppi (DEM) é o novo prefeito de Campo Largo. Ele recebeu 52% dos votos. O candidato supera o atual prefeito Affonso Portugal (PSD), que ficou com 29%.

Em Araucária, o prefeito eleito foi Hissam (PPS). Ele conseguiu 52% dos votos. Atualmente a cidade era comandada por Rui Costa (PTC), que ficou em terceiro na corrida eleitoral, com 14%. O prefeito eleito em 2012, Olizandro Ferreria (PMDB), não concorreu à reeleição. Ele deixou a prefeitura em julho, com problemas de saúde.

Em Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (PMDB), foi eleito com 45%. O atual prefeito, Aldinei Siqueira (PSD), foi o segundo mais votado, com 31%.