De maneira interativa, Ônibus Museu vai levar história e cultura para bairros de Curitiba

Francielly Azevedo


Arte e história sobre rodas: essa é a proposta do Ônibus Museu. O veículo antigo utilizado no transporte coletivo foi transformado em uma unidade cultural moderna e interativa. Obras de artes reais e reproduções fazem parte do acervo do museu móvel.

No local, estão artefatos indígenas, fotografias, mapas antigos e obras de artistas curitibanos como Poty Lazzarotto.

Na parte externa, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas, conforme explica a coordenadora do projeto, Lucia Casilo Malucelli, diretora do Solar do Rosário. “Tem uma parte de patrimônio, conhecer os bairros e os mapas da cidade de maneira interativa. E tem também uma parte física. Tem um mini museu, dividido em parte histórica e a parte de artes”, disse.

O espaço conta com 14 estações, equipadas com painéis, projetores, telas sensíveis ao toque, jogos de montar, tablets e óculos de realidade virtual, que levam o usuário para conhecer três museus do mundo. “Nós temos a Pinacoteca de São Paulo, o Museu de História Natural da Irlanda e o British Museu da Inglaterra”, contou.

O ônibus vai passar pelas escolas municipais de Curitiba. O conteúdo dele aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Um mapa mostra exatamente o ponto da cidade em que ele está estacionado. “Pra criança entender onde ela está na cidade e entender que ela pertence a cidade. Tem crianças que moram nos bairros mais distantes e ela não se entende na cidade, fala ‘eu vou para cidade’ e não ela vai para o Centro. É a parte de inclusão mesmo”, afirmou.

Para o prefeito Rafael Greca, a educação e a cultura são fortes armas contra a criminalidade. Por isso, a importância do Ônibus Museu. “A educação é a base da sociedade saudável. A educação não só diminui a criminalidade como prepara a sociedade futura. O país só pode nascer da educação. E não existe cultura sem educação, porque cultura é tudo aquilo que a gente sabe depois que esquece aquilo que aprendeu. Por isso é bem melhor aprender para depois se declarar educado”, destacou.

O Ônibus Museu é um projeto do Solar do Rosário com apoio da Prefeitura de Curitiba, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio do Instituto Joel Malucelli.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="618824" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]