
Ponta Grossa libera comércio e serviços não essenciais; veja as medidas do novo decreto
Vinicius Cordeiro
26 de março de 2021, 16:02
A prorrogação do decreto da bandeira vermelha foi anunciada pela Prefeitura de Curitiba na tarde desta sexta-feira (26)...
Redação - 26 de março de 2021, 16:52
A prorrogação do decreto da bandeira vermelha foi anunciada pela Prefeitura de Curitiba na tarde desta sexta-feira (26). Com isso, a maioria atividades não essenciais seguem proibidas de funcionar até o dia 5 de abril, na segunda-feira após a Páscoa. Apenas comércio, nas modalidades delivery e drive-thru, e shoppings, somente por drive-thru, estão autorizadas. As Igrejas também tiveram uma flexibilização. O prefeito Rafael Greca considera o momento atual como "lockdown moderado".
A administração municipal anunciou as medidas hoje porque o decreto em vigor vale até o próximo domingo (28). Diante desse cenário, a população já conhece as restrições da próxima segunda-feira (29).
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, concede entrevista coletiva aos jornalistas para explicar as justificativas da prorrogação da bandeira vermelha. A cor representa o nível de alerta máximo diante da covid. As cores amarela e laranja significam alerta e alerta de nível médio, respectivamente, e representam cálculos da prefeitura que levam em conta o nível de propagação da doença e a capacidade de atendimento do sistema de Saúde.
"Muita gente diz que lockdown não funciona. Tivemos sim baixa na taxa de transmissão. A gente estava em uma situação de colapso e estamos ainda muito tencionados. Temos conseguido dar conta na demanda, mas com volume muito alto", explicou Huçulak na sua abertura.
"Com esses dados, e entendendo o momento da sociedade, da Páscoa, estamos publicando um decreto de bandeira vermelha com as restrições que já estavam colocadas. E considerando o momento da sociedade, para dar algum refresco, estamos liberando apenas o comércio de rua para delivery e drive-thru e shopping apenas delivery", completou ela.
Vale lembrar que Curitiba faz aniversário na próxima semana. A capital do Paraná foi fundada no dia 29 de março de 1693 e completa 328 anos durante o pior momento da pandemia.
Segundo o boletim municipal de ontem, Curitiba tem taxa de ocupação das UTIs em 101%. Ou seja, todos os 513 leitos estão ocupados. No acumulado, a cidade totaliza 168.527 casos e 3.652 mortes. São 13.318 casos ativos, que correspondem ao número de pessoas com potencial de transmitir o vírus.
O que está proibido segundo o decreto:
Já o atendimento nos serviços municipais também sofreram alteração: Clique aqui e confira.
Confira as regras do decreto da bandeira vermelha:
As regras para outras atividades são diferentes no decreto.
Das 7h às 20h, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 20 horas para os seguintes estabelecimentos e atividades, sendo vedado o consumo no local (também com as compras devendo ser realizadas por uma pessoa, por família, evitando-se as aglomerações):
Obs: Nos estabelecimentos acima é permitida apenas a comercialização de produtos essenciais (alimentos, bebidas, higiene e limpeza) para humanos e animais. Os demais setore
O decreto ainda prevê restrições para:
Por fim, todos os serviços e atividades devem observar a capacidade máxima de 50% da ocupação e garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, em todas as direções.