
Ferry boat de Guaratuba passa a ter limite para caminhões durante o verão
Redação
16 de dezembro de 2021, 17:38
A bandeira amarela, que está em vigor há cinco meses, foi prorrogada com o novo decreto da Prefeitura de Curitiba até o ..
Vinicius Cordeiro - 16 de dezembro de 2021, 18:32
A bandeira amarela, que está em vigor há cinco meses, foi prorrogada com o novo decreto da Prefeitura de Curitiba até o dia de 6 janeiro. Com isso, o uso da máscara continua obrigatório em espaços de uso público ou de uso coletivo.
Além disso, segue mantida a regra que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato.
A decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba. Os indicadores da bandeira resultaram na pontuação de 1,21, o que indica cenário de alerta. Embora o cenário da avaliação da pandemia no município seja positivo nos últimos 14 dias, é necessário manter cuidado por conta da circulação da nova variante ômicron.
Vale ressaltar que Curitiba ainda não confirmou nenhum caso, mas o estado de alerta deve ser mantido.
Atividade suspensa
Atividades liberadas pelo decreto de Curitiba com uso obrigatório de máscara e respeitando a capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB)
Para a definição do decreto, a prefeitura leva em conta o contexto da pandemia. A capital paranaense chegou a 299.111 casos confirmados e 7.810 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia. Conforme o último boletim, são 837 casos ativos neste momento.
A média móvel do número diário de casos novos apresentou queda de 18,1% nos últimos 14 dias. Também teve queda de 11,5% a média móvel do número de casos ativos, no mesmo período.
A média móvel do número de mortes por data de divulgação não sofreu variação no período, devido a cidade ter atingido um patamar baixo. A média diária de óbitos tem se mantido abaixo de uma morte, 0,71, e a cidade já vem registrando dias sem ocorrência de óbitos.
Mesmo com a desativação de leitos exclusivos para covid-19 e a retomada de outros atendimentos eletivos e emergenciais eletivos, as taxas de ocupação permanecem baixas. Nesta quarta-feira (15/12), a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 no SUS é de 31%, com 31 pacientes internados. E nos leitos clínicos a taxa é de 35%, com 40 pacientes internados.
Atualmente, o município conta com 100 leitos de UTI exclusivos de covid-19 e 94 leitos clínicos exclusivos de covid-19 no SUS Curitibano. Em maio e junho deste ano, o município chegou a contar com 548 leitos de UTI exclusivos e 746 leitos clínicos exclusivos.