
Covid-19: Curitiba quebra a marca de 150 mil contaminados
Jorge de Sousa
09 de março de 2021, 20:18
Na última sexta-feira (5), o governador Ratinho Junior (PSD) apresentou novo decreto de enfrentamento à covid-19 do gove..
Redação - 10 de março de 2021, 04:00
Na última sexta-feira (5), o governador Ratinho Junior (PSD) apresentou novo decreto de enfrentamento à covid-19 do governo do Paraná. O lockdown foi prorrogado por mais dois dias, mas houve flexibilização das medidas, com liberação de aulas presenciais nas escolas particulares e estaduais, além da retomada de quase todas as atividades econômicas sob restrições. Veja o que muda com o novo decreto, que passou a valer às 5h desta quarta-feira (10)!
Vale ressaltar que a flexibilização acontece mesmo com o governo estadual reconhecendo que o período anterior não surtiu efeito esperado. “O índice de isolamento social ficou em torno de 35%. Precisávamos de, pelo menos, 50%”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
Mesmo assim, o governador Ratinho Junior atendeu a pressão pela retomada econômica. “Não é só o decreto que vai resolver. É a consciência das pessoas. É importante que todos tenham essa consciência de ajudar ficando mais em casa evitando aglomerações”, completou.
O governo do Paraná ressalta que todos devem usar máscara, manter distanciamento social, higienizar as mãos e evitar aglomerações.
Além disso, vale destacar que o decreto estadual serve como orientação para as prefeituras. As cidades têm autonomia na determinação de ações contra a covid-19. Ou seja, os prefeitos podem elaborar decretos municipais, que se sobressaem às normas do governo do Paraná.
O que passou a valer às 5h desta quarta-feira:
Clique aqui e leia a íntegra do decreto do governo do Paraná. Vale lembrar que o instrumento serve como orientação aos municípios. A prefeitura de Curitiba já oficializou que seguirá tudo até a quarta-feira.
O decreto que deixou de valer determinava:
Apesar do período, o Paraná bateu recorde de mortes registradas em 24h nesta terça-feira (9), com 212 óbitos.