
Incêndio em prédio residencial de Curitiba assusta moradores; veja vídeo
Redação
25 de agosto de 2021, 14:29
O novo decreto da prefeitura de Curitiba proíbe a permanência de clientes em pé nos bares, restaurantes e lanchonetes. A..
Redação - 25 de agosto de 2021, 17:32
O novo decreto da prefeitura de Curitiba proíbe a permanência de clientes em pé nos bares, restaurantes e lanchonetes. A cidade segue em bandeira amarela, que representa alerta durante a pandemia de covid-19, e teve queda nos internamentos.
De acordo com a administração municipal, a medida foi adotada porque foram identificadas aglomerações de pessoas em pé dentro dos estabelecimentos durante as fiscalizações. A prefeitura ainda reforça que deve ser observado o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas, em todas as direções.
A reunião do Comitê de Técnica e Ética Médica da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) analisa os dados epidemiológicos da semana de 17 a 24 de agosto. Conforme a verificação, houve melhora nos indicadores. Vale lembrar que o sistema de bandeiras foi criado pela SMS no dia 9 de junho de 2020. O esquema avalia nove indicadores, divididos em dois grupos: nível de propagação da Covid-19 e capacidade de atendimento do sistema de Saúde.
O cálculo gerou a nota de 1,81, o que representa queda em relação à taxa de 1,85 da semana passada.
O indicador que melhorou a pontuação foi o número de pacientes positivos para covid-19 internados em leitos clínicos, que na semana anterior estava em 1,18 e agora passou para 0,98. Essa redução mostra que, embora o número de casos tenha subido, o número de pacientes que necessitam de internamentos não cresce na mesma velocidade.
A taxa de retransmissão (RT), que indica o número de contaminados por cada pessoa na fase ativa da doença, também caiu, ficou em 0,96, abaixo de 1, o que significa desaceleração da pandemia. Na semana anterior a taxa era 1,05.
A capacidade de resposta do sistema hospitalar, taxa de maior peso na pontuação da bandeira, segue em estabilidade. Mesmo com a retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos e atendimentos hospitalares de outras condições de saúde, Curitiba mantém nesta quarta-feira a taxa de ocupação dos 390 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 em 76%.
Atividades suspensas
Atividades liberadas com protocolos
A prefeitura de Curitiba reforça no decreto que, nos restaurantes, lanchonetes e bares, deve ser observado o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas, em todas as direções, sendo vedada a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores, camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento.
Confira as outras definições do decreto:
Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, e comércio de produtos e alimentos para animais;
O decreto de Curitiba determina que as Igrejas e os templos de qualquer culto deverão observar a Resolução nº 705, de 30 de julho de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, que regulamenta a realização das atividades religiosas de qualquer natureza.