A Defesa Civil do Paraná recebeu a doação de mil máscaras de TNT para serem usadas nas ações de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19). Elas serão usadas nas ações diárias do órgão, responsável por grande parte da logística de distribuição de donativos no Paraná.
A entrega foi feita realizada nesta sexta-feira (03) por voluntários. Essas máscaras já entraram na rotina de 150 costureiras e cerca de 30 motoristas voluntários.
Uma das articuladoras da rede de voluntariado é Celymar Aparecida Henrique, dona de uma empresa de confecção. Já foram feitas 3,6 mil máscaras para várias entidades, entre elas o Hemobanco de Curitiba.
“Existe essa corrente global de solidariedade, principalmente em relação aos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Começamos um projeto inicial pensando em 6 mil máscaras, mas ele vai se expandir nos próximos dias. A ideia é inspirar mais pessoas e empresas que possam ajudar”, afirma Celymar.
As máscaras são feitas pelas costureiras e recolhidas por motoristas voluntários, principalmente jovens ligados a grupos religiosos.
Os cortes ficam a cargo de uma empresa parceira. A confecção dela, localizada no bairro Fanny, é a central de organização e distribuição. Uma universidade ajuda no processo de qualidade dos EPIs.
“Quando lancei o projeto a ideia era bem menor, para atender as necessidades mais urgentes. Mas recebemos pedidos de vários locais. Vamos tentar expandir o projeto para outras regiões, inclusive com outras frentes”, acrescenta a empresária.
Como ela tem uma empresa do ramo, há matéria-prima disponível para que o projeto ganhe mais corpo e possa alcançar novos rostos. Um dos próximos objetivos é fazer e lançar um tutorial sobre uso correto da máscara de TNT, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
“É simples, dá para fazer em casa para toda a família, mas é preciso atenção aos detalhes e com a forma de utilização. Vamos ajudar nesse sentido”, arremata.
Além disso, a Defesa Civil recebeu a doação de 7,5 mil luvas de proteção em látex e 298 máscaras de proteção facial do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná). Os equipamentos ajudam os servidores nos trabalhos que o órgão desenvolve em todo o estado.
*Com informações da AEN