
Sarampo em Curitiba: 17 casos são confirmados na UFPR
Redação
15 de outubro de 2019, 17:54
O número de casos de dengue aumentou pouco mais de 14% nesta semana no Paraná. No total são 682 casos confirmados. São 8..
Felipe Harmata - BandNews FM Curitiba - 15 de outubro de 2019, 18:47
O número de casos de dengue aumentou pouco mais de 14% nesta semana no Paraná. No total são 682 casos confirmados. São 86 a mais do que na semana passada, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde. 226 cidades do Paraná apresentam notificações para a doença e 108 têm casos confirmados.
Foz do Iguaçu teve 2 casos de dengue grave. Assim, além dos sintomas clássicos, como febre e dores no corpo, os pacientes necessitam de maiores cuidados em leitos de observação ou internação. A dengue grave apresenta sintomas como sangramentos, palidez, sudorese, dificuldade de respirar e comprometimento de alguns órgãos.
De acordo com o boletim semanal, Londrina mostrou nesta semana um caso de dengue com sinal de alarme. Desta forma, o paciente apresenta sintomas como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes e acúmulo de líquido no corpo, sinalizando que pode evoluir para a forma grave. Estes sinais ocorrem, geralmente, entre o terceiro e quinto dia da doença.
Conforme a Sesa, dois municípios seguem em situação de epidemia de dengue; Santa Isabel do Ivaí, com 35 casos autóctones, aqueles em que as pessoas contraíram a doença na cidade onde moram, e Inajá, com 16 casos também autóctones.
Por fim, o Paraná totaliza 5.972 notificações para a dengue.