Dengue: Paraná registra 6.703 casos e chega a 12 mortos

Foram três novos óbitos contabilizados, registrados entre março e abril deste ano. Já entre os casos, foi visto um aumento de 18%.

Redação - 10 de maio de 2022, 17:02

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

O Paraná registrou 6.703 casos de dengue em uma semana, de acordo com o informe epidemiológico divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) nesta terça-feira (10). Além disso, o estado chegou a 12 mortos pela doença no período sazonal, que começou em agosto de 2021.

Foram três novos óbitos contabilizados, registrados entre março e abril deste ano. Já entre os casos, foi visto um aumento de 18%.

O informe traz, ainda, 124.078 casos notificados, um aumento de 13%. Dos 373 municípios que registraram notificações de dengue, 315 confirmaram a doença. Em 274 são casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

Desde o dia 19 de abril, o Paraná vive uma epidemia de dengue, após alta seguida de casos e número de mortes.

AÇÕES VISAM COMBATER A DENGUE

Ações promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná visam o combate a dengue. Durante esta terça (10), foi realizada uma ação de mobilização de combate à doença na Boca Maldita, no Centro de Curitiba.

No ato, a população é conscientizada para a remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre súbita, maior que 38,5°C
  • Dores musculares
  • Dores ao movimentar os olhos
  • Náuseas e vômitos
  • Cansaço
  • Falta de apetite