Dengue chega a três novas cidades no Paraná

Por BandNews CuritibaSubiu para 90 o número de casos de dengue no Paraná - casos registrados no novo período epidemiológ..

Mariana Ohde - 13 de outubro de 2016, 07:03

Por BandNews Curitiba

Subiu para 90 o número de casos de dengue no Paraná - casos registrados no novo período epidemiológico, que começou no dia 1º de agosto. Em uma semana, foram registradas 13 novas confirmações da doença no estado, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

Do total de casos, 78 foram contraídos dentro da própria cidade. As outras 12 infecções aconteceram foram em municípios de outros estados. As cidades com o maior número de casos confirmados até agora ficam nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná - são elas: Londrina, Cambé, Maringá, Jataizinho, Cascavel e Marialva.

Desde o dia 1º de agosto, 29 cidades, distribuídas em nove regionais diferentes, já registraram casos da doença. A dengue avançou para três novas cidades, comparando os dados mais recentes com os divulgados na semana passada. Os números ainda estão distantes dos registrados no período epidemiológico passado. Mas a tendência é que os casos avancem na medida em que os dias se tornem mais quentes e chuvosos.

O período mais preocupante em relação à dengue é durante o verão – quando o calor e a umidade oferecem as condições ideias para a reprodução do Aedes aegypti, transmissor do vírus.

O boletim da dengue, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (11), também traz dados sobre os casos de Zika Vírus e Febre Chikungunya. As duas doenças, assim como a dengue, são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti . Desde agosto, apenas um caso de Zika foi confirmado – mas foi contraído em outro estado. Nas últimas dez semanas, desde que começou este novo período epidemiológico, nenhum caso de Febre Chikungunya foi registrado no Paraná.

Confira o boletim da dengue na íntegra.