Dengue: 243 cidades ainda estão em estado de epidemia no Paraná

Mesmo com a queda de temperatura em todo Paraná com o início do inverno, 243 municípios do estado seguem em estado de ep..

Redação - 30 de junho de 2020, 19:38

Agência Brasil
Agência Brasil

Mesmo com a queda de temperatura em todo Paraná com o início do inverno, 243 municípios do estado seguem em estado de epidemia de dengue.

Outras 30 cidades também seguem em estado de alerta para a doença, que já contaminou 217.891 pessoas e levou a óbito 157 paranaenses desde julho de 2019.

Segundo boletim divulgado pela Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) nesta terça-feira (30), somente nos últimos quinze dias foram registrados novos 5.817 casos e nove óbitos.

Todos esses óbitos ocorreram entre os meses de fevereiro e maio e foram registrados nos seguintes municípios do Paraná:

  • Três óbitos em Maringá - homem de 89 anos e com doença autoimune, homem de 81 anos e sem comorbidade e mulher de 63 anos com hipertensão e artrite reumatóide;
  • Um óbito em Foz do Iguaçu - homem de 68 anos com hipertensão e diabetes;
  • Um óbito em Cascavel - mulher de 66 anos com hipertensão e diabetes;
  • Um óbito em Francisco Alves - mulher de 61 anos com hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca;
  • Um óbito em Ibiporã - mulher de 70 anos com hipertensão;
  • Um óbito em Marechal Cândido Rondon - mulher de 34 anos com doença crônica do fígado;
  • Um óbito em Ubiratã - mulher de 29 anos e portadora de diabetes.

Ainda segundo a Sesa, quatro municípios deixaram de apresentar casos com origem local (autóctones) - Céu Azul, Engenheiro Beltrão, Icaraíma e Paranavaí.

“Todos temos que seguir vigilantes quanto ao mosquito Aedes Aegypti; este é uma apelo que fazemos à população, precisamos acabar com os criadouros da dengue pois ainda registra milhares de casos e cerca de 90% dos criadouros estão nos domicílios”, salientou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.