Dengue: Paraná confirma 425 novos casos em uma semana

Angelo Sfair

dengue, paraná, boletim, sesa, secretaria de estado da saúde do paraná, secretaria estadual da saúde, mortes, óbitos, casos confirmados, aedes aegypti

O Paraná registrou mais 425 casos de dengue em uma semana. O boletim epidemiológico semanal foi atualizado hoje (23) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Com os dados novos, o Paraná agora registra 3.129 diagnósticos desde o início do período epidemiológico, iniciado em agosto de 2020. Outros 7.491 casos notificados seguem em investigação.

Os registros de dengue confirmados por laboratórios estão espalhados por 212 municípios. Ao todo, 344 das 399 cidades do Paraná já notificaram casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“A dengue exige atenção de todos: dos gestores e da população, pois cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências paranaenses”, disse o secretário da Saúde do Estado, Beto Preto, por meio da assessoria de imprensa da Sesa.

Por isso, ele reforçou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que consiste, sobretudo, em eliminar os focos e criadouros. Devem ser removidos todos os recipientes que acumulam água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas e lixo.

Desde o início do período epidemiológico, seis mortes causadas pela dengue foram registradas no Paraná. Além disso, o Estado notificou 56 casos severos da doença.

Em relação às outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o Paraná confirmou um caso autóctone de zika vírus e cinco casos de febre chikungunya, dos quais quatro foram contraídos no território estadual.

+ Confira o boletim completo da dengue no Paraná

Previous ArticleNext Article