Dengue: Paraná registra queda de casos, mas vê taxa de letalidade aumentar

Redação

dengue paraná boletim casos

O Paraná confirmou nesta terça-feira (26) que foram acrescentados mais 139 casos de dengue, conforme boletim atualizado semanalmente pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Com isso, desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2020, são 1.946 confirmações da doença.

O número atual representa uma queda de 76,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2020, eram 7.618 casos da doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Contudo, o atual período apresenta um aumento da taxa de letalidade da doença, que subiu de 0,81 para 11,31. Eram dois óbitos no ano passado enquanto hoje já foram registradas seis vítimas da dengue. Ou seja, os casos registrados nesse período são mais graves.  Beto Preto, secretário estadual da Saúde, afirma que a diminuição pode não ser um motivo a se comemorar.

“Neste momento de pandemia, acreditamos que as pessoas têm procurado os serviços de saúde com menor frequência e os casos acabam não sendo registrados. Isso é preocupante porque a doença pode evoluir e se agravar sem que o paciente receba assistência”, afirma.

“Nossa recomendação é para que as pessoas sintomáticas busquem o apoio dos serviços de saúde e, principalmente, para que a população não baixe a guarda em relação aos cuidados preventivos, eliminando os locais e recipientes que acumulem água parada nos quintais e ambientes internos das residências”, completa o secretário.

O boletim (veja a íntegra) semanal da Sesa apresenta 14 municípios com com sinais de alarme contra a dengue. Além disso, seis municípios (não divulgados) contém 53 casos graves. No total, são 23.043 notificações para a dengue em 329 dos 399 municípios do Paraná. Por fim, 12.707 casos já foram descartados enquanto 190 cidades têm confirmações da doença.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="741566" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]