
Pedágio vai subir 3,36% nas rodovias do Anel de Integração do Paraná
Redação
03 de dezembro de 2019, 17:30
O Paraná registrou 1.869 casos confirmados de dengue no estado, 305 casos a mais do que na última semana. Os dados foram..
Redação - 03 de dezembro de 2019, 17:32
O Paraná registrou 1.869 casos confirmados de dengue no estado, 305 casos a mais do que na última semana. Os dados foram divulgados no boletim semanal da Secretaria da Saúde do Estado nesta terça-feira (3). Desde o dia 28 de julho, ão 12.254 notificações de dengue.
Destes, 1.480 são autóctones, ou seja, a doença foi contraída no município de residência. Além disso, Cianorte e Doutor Camargo foram as novidades na lista de municípios em situação de alerta. As 10 cidades que já estavam com o sinal vermelho são: Lindoeste, Juranda, Douradina, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Flórida, Munhoz de Mello, Florestópolis, Leópolis e Uraí.
Além do boletim, também foi publicado o LIRA (Levantamento Rápido de Índices de Infestação), que mostra a porcentagem entre o número de imóveis pesquisados e o de imóveis onde os criadouros do mosquito foram encontrados.
O levantamento da Sesa ainda aponta que o município foi maior índice de infestação foi Ivatuba, na região Noroeste. Em cada 100 imóveis pesquisados, 10 estavam com criadouros - representando uma taxa de 10%.
Em seguida, aparecem Morretes, com 8,3%, e São Miguel do Iguaçu, com 6,6%.
Por fim, o LIRA também mostrou que mais de 72,9% dos criadouros do "Aedes Aegypti" estão nos domicílios.
"Por isso a recomendação para que todos verifiquem em seus domicílios e eliminem os focos de água parada”, ressaltou a coordenadora de Vigilância Ambiental da SESA, Ivana Belmonte.
Na semana passada, foi divulgado que uma mulher de 31 anos morreu após complicações relacionadas à dengue em Nova Cantu, na região centro-oeste. Foram quatro meses desde o início do novo ciclo epidemiológico até a primeira confirmação de morte relacionada à dengue no Paraná.