Geral
Dengue: Paraná se aproxima a 100 mil casos confirmados

Dengue: Paraná se aproxima a 100 mil casos confirmados

O informe semanal da dengue aponta que 360 dos 399 municípios paranaenses já registraram casos da doença; sete novas mortes também foram confirmadas, incluindo uma criança de apenas um mês.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 14 de junho de 2023 - 08:12

O Paraná se aproxima a 100 mil casos confirmados de dengue no atual ciclo epidemiológico. A Secretaria da Saúde (Sesa) confirmou 8.518 novos registros da doença em boletim divulgado no fim da tarde desta terça-feira (13).

Com a atualização, o Estado contabiliza agora 93.915 casos de dengue no período epidemiológico, que começou em 31 de julho de 2022 e será concluído mês que vem.

A Sesa também confirmou mais sete mortes em decorrência da doença. Com isso, o número de óbitos pela dengue no período chegou a 68.

As sete mortes ocorreram entre os dias 10 de abril e 23 de maio, conforme a pasta. Duas delas são de moradores de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado: uma mulher de 49 anos e um homem de 64 anos. Ambos tinham comorbidades.

Os demais óbitos foram registrados em Matinhos (uma criança de apenas um mês de idade), Mandaguaçu (um homem de 28 anos, sem comorbidades), Sarandi (uma mulher de 20 anos, com comorbidades), Cambará (uma mulher de 62 anos, com comorbidades) e Siqueira Campos (uma mulher de 38 anos, sem comorbidades).

Ainda de acordo com o informe semanal da dengue, 360 dos 399 municípios paranaenses já registraram casos de dengue. Destes, 313 possuem casos autóctones, quando a doença é contraída localmente.

CHIKUNGUNYA E ZIKA

Os dados do boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (13) também traz os números de casos de chikungunya e zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

Durante o período não houve confirmação de casos de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná revela 3.245 notificações, 630 casos confirmados da doença, sendo 510 autóctones, e três óbitos.

Compartilhe