Deputados discutem padronização das placas de trânsito no Mercosul

A partir do ano que vem todos os carros zero Km vão circular com placas parecidas com as encontradas em países europeus;..

Jordana Martinez - 22 de junho de 2016, 17:55

A partir do ano que vem todos os carros zero Km vão circular com placas parecidas com as encontradas em países europeus; com fundo branco e faixa azul. É o novo modelo unificado para os países do Mercosul. A placa, formada por duas letras, três números, mais duas letras, permite até 45 milhões de combinações. O assunto foi discutido nesta quarta-feira na comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa do PR.

Com a padronização das placas, o principal desafio será criar um sistema internacional unificado para o controle da circulação de veículos entre os países do Mercosul. Não apenas para evitar crimes e registrar multas de trânsito, mas principalmente para controlar o roubo e desmanche de veículos.

Para o diretor do Detran-PR, Marcos Traad, a padronização das placas é apenas o primeiro passo para montar o sistema integrado.

MARCOS TRAAD MERCOSUL from Paraná Portal on Vimeo.

A deputada Maria Victória, presidente da comissão, lembra que a obrigatoriedade vale a partir de janeiro do ano que vem para carros zero KM.

SN MARIA VICTORIA MERCOSUL from Paraná Portal on Vimeo.