Deputados discutem padronização das placas de trânsito no Mercosul

Jordana Martinez


A partir do ano que vem todos os carros zero Km vão circular com placas parecidas com as encontradas em países europeus; com fundo branco e faixa azul. É o novo modelo unificado para os países do Mercosul. A placa, formada por duas letras, três números, mais duas letras, permite até 45 milhões de combinações. O assunto foi discutido nesta quarta-feira na comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa do PR.

Com a padronização das placas, o principal desafio será criar um sistema internacional unificado para o controle da circulação de veículos entre os países do Mercosul. Não apenas para evitar crimes e registrar multas de trânsito, mas principalmente para controlar o roubo e desmanche de veículos.

Para o diretor do Detran-PR, Marcos Traad, a padronização das placas é apenas o primeiro passo para montar o sistema integrado.

MARCOS TRAAD MERCOSUL from Paraná Portal on Vimeo.

A deputada Maria Victória, presidente da comissão, lembra que a obrigatoriedade vale a partir de janeiro do ano que vem para carros zero KM.

SN MARIA VICTORIA MERCOSUL from Paraná Portal on Vimeo.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.