Detento de 56 anos morre por Covid-19 após contaminação em presídio no Paraná

Jorge de Sousa

Detento de 56 anos morre por Covid-19 após contaminação em presídio no Paraná

Um detento de 56 anos morreu nesta quarta-feira (5) em Francisco Beltrão, região sudoeste do Paraná, após contrair a Covid-19 na Penitenciária Estadual do município.

O detento estava internado há duas semanas em um leito de UTI do Hospital Regional de Francisco Beltrão e tinha comorbidades como diabetes e hipertensão.

Esse é a segunda morte pela Covid-19 em detentos nessa Penitenciária Estadual, com o ex-deputado Nelson Meurer tendo falecido pela doença no dia 12 de julho.

Dos 545 casos totais da Covid-19 no município do sudoeste do Paraná, 32 (5%) foram registrados dentro da penitenciária estadual na cidade.

A direção da penitenciária afirmou que os testes realizados nos companheiros de cela do detento morto nesta quarta-feira testaram negativo para a Covid-19.

O detento era morador de Pato Branco, também na região sudoeste, mas estava preso em Francisco Beltrão desde 2013.

Vale lembrar que no dia 23 de julho, o presidente do STE (Superior Tribunal de Justiça), ministro João Otávio de Noronha, negou um pedido de habeas corpus coletivo para todos os presos no grupo de risco da Covid-19.

Na decisão, Noronha apontou que “a falta de demonstração concreta dos riscos inerentes a cada um dos pacientes, bem como a alegação genérica de que os estabelecimentos prisionais estão em situação calamitosa” impede a concessão desse direito.

Previous ArticleNext Article