Detran faz campanha contra álcool e direção no litoral

Aos finais de semana, em determinados pontos de comércio, como lanchonetes e bares do Litoral, os agentes do Departament..

Redação - 23 de fevereiro de 2019, 21:15

Aos finais de semana, em determinados pontos de comércio, como lanchonetes e bares do Litoral, os agentes do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) estão promovendo a conscientização de que álcool e direção não combinam. As abordagens educativas já atingiram diretamente mais de 2 mil pessoas desde o dia 17 de janeiro. As atividades fazem parte do projeto de verão do Detran para a temporada de verão 2019.

Os trabalhos ocorrem de quinta à domingo, no período noturno, momento em que há mais pessoas circulando pelas áreas gastronômicas das cidades litorâneas. Praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná já foram alcançados pelos promotores e educadores do Detran, que com simpatia e interação fazem de tudo para chamar a atenção das pessoas para que reflitam sobre seu comportamento no trânsito.

“O objetivo do projeto é chamar à consciência da pessoa e a responsabilidade dela não de não beber, mas sim de beber e dirigir. Pedimos autorização aos responsáveis e abordamos as pessoas que estão consumindo bebidas alcoólicas e onde tem jovens também intensificamos as ações”, disse Isabel Rocha, uma das responsáveis pela atividade.

A criatividade é a arma secreta do grupo para “quebrar o gelo” nas abordagens. Os educadores levaram para as ruas uma das colaboradoras vestida como “alma”, comportamento fúnebre uma maquiagem tão realista que algumas pessoas ficaram surpresas com a aproximação dela nas mesas. Não foram poucos que após receberem as orientações até pediram para tirar fotos.

Maria Aparecida Rodrigues e Gisele Barreto elogiaram a iniciativa. “Muito interessante a participação de uma personagem, é uma abordagem impactante, que ilustra as consequências desastrosas da bebida alcoólica misturada a direção no trânsito”, apontou Maria. A amiga Gisele está de passagem pelo Paraná e acredita que campanhas como a do Detran fazem a diferença. “Realmente muito importante essa iniciativa, a imagem da personagem vestida como alma nos faz refletir muito”, apontou.

Durante as abordagens, os integrantes do Detran explicam o teor da campanha e convidam a pessoa a participar de um teste de bafômetro descartável, que não tem valor punitivo, apenas educacional. Após a medição as pessoas ficaram surpresas quando a reação química do álcool com os reagentes apontavam o consumo recente de bebida alcoólica.

“Achei bacana o trabalho do Detran porque tem uma maneira diferente de conscientizar o povo, principalmente aqui no Litoral em que as pessoas bebem mais. A gente vê tantos acidentes e mortes que tem por ai por conta da bebida aliada a direção”, disse José Lopes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Detran