Dez novas linhas de Curitiba irão adotar cartão como pagamento exclusivo

A partir deste sábado (16) mais dez linhas de ônibus de Curitiba irão adotar o pagamento exclusivo com cartão-transporte.

Redação - 14 de abril de 2022, 19:31

Daniel Castellano/SMCS
Daniel Castellano/SMCS

A partir deste sábado (16) mais dez linhas de ônibus de Curitiba irão adotar o pagamento exclusivo com cartão-transporte, crédito ou débito - essas duas últimas com tecnologia de aproximação.

A adoção do cartão será adotada em linhas que circulam nos bairros Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo e Portão. 

As linhas de ônibus que irão adotar o modelo são: 372 Tarumã; 373 Alto Tarumã; 533 Erico Veríssimo/Pantanal; 612 Portão/CIC; 631 Piratini/BR476; 635 Londrina; 649 Pirineus; 683 Futurama/S. Cercado; 773  Vizinhança/Santa Rita; e 828 C. Comprido.

A Urbs (Urbanização de Curitiba) justifica a decisão da adoção exclusiva do cartão como mais segura, por diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, além de aumentar a velocidade no embarque dos passageiros.

Segundo dados do órgão, 76% das passagens de ônibus pagas em Curitiba são feitas com cartão-transporte, sendo que atualmente 160 das 251 linhas da capital paranaense aceitam exclusivamente essa forma de pagamento.

Vale lembrar que a primeira via do cartão-transporte é gratuita, sendo necessário o agendamento neste site e depois comparecer em uma das unidades da Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária de Curitiba. 

Nos locais de atendimento é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. Em caso de menores de idade é necessário a presença do responsável legal.

LEIA MAIS: Inflação chega a 12% entre as famílias de renda muito baixa, diz Ipea