Dia da Ucrânia celebra tradição com dança e artesanato no Memorial de Curitiba

A capital paranaense recebe neste final de semana a terceira edição do Dia da Ucrânia. A entrada é gratuita e o e..

BandNews FM Curitiba - 13 de abril de 2019, 09:10

A capital paranaense recebe neste final de semana a terceira edição do Dia da Ucrânia. A entrada é gratuita e o evento terá comida típica, apresentações de dança e coral, além de comercialização de produtos da cultura ucraniana.

O organizador da festa, Roberto Oresten, diz que a grande novidade para deste ano é a mudança de local do evento. Ele fala que a feira precisou ir para o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, devido ao sucesso das últimas edições. Ele diz que a expectativa é de receber, em média, quatro mil pessoas nos dois dias de evento. "A cada dois anos nós fazemos esse evento. E a medida que o tempo foi crescendo, ele foi crescendo a tal ponto que  nós não tínhamos mais espaço para realizá-lo dentro da Sociedade Ucraniana do Brasil. Nós fizemos uma parceira com a prefeitura municipal de Curitiba, estamos realizando a terceira edição do evento no pavilhão étnico, no Largo da Ordem.  E essa terceira edição é uma amostra de toda arte ucraniana, no folclore, artesanato e culinária, apresentando à comunidade como uma forma de agradecer a acolhida feita pelos curitibanos quando os primeiros imigrantes chegaram."

Ao todo, são 27 expositores que vão vender artesanato produzido tanto no Paraná quanto na Ucrânia e 17 grupos folclóricos sobem ao palco nos dois dias de evento. Roberto Oresten ainda lembra que nas últimas semanas, mais de 8 mil varenikys (os tradicionais pasteis cozidos e recheados com batata) foram preparados pela comunidade ucraniana para a feira. "Nós vamos expôr porcelanas, madeiras pintadas com motivos ucranianos. Também haverá muita culinária. É uma amostra bastante interessante e vale a pena nossos amigos nos acompanharem nesses próximos dois dias", convida ele.

Ele ainda explica que o principal objetivo do evento é manter viva a tradição cultural e folclórica e também promover a integração entre os descendentes. "Apesar de ser a mesma cultura, apesar das danças serem das mesmas regiões, o contato entre essas pessoas que são da mesma comunidade e que não se conhecem, é extremamente importante para o enriquecimento de todos esses grupos folclóricos e essa troca entre eles, melhora muito a preservação da nossa cultura".

A 3ª Edição do Dia da Ucrânia será neste sábado e domingo das nove horas da manhã as seis da tarde no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. A entrada é gratuita.

Por Thaissa Martiniuk