Ação na Grande Curitiba estimula população a entregar resíduos para reciclagem

Redação


O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) realiza a quarta edição do Dia do Desafio Ambiental neste sábado (19), das 8h30 às 17h30, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento visa estimular a população a realizar um descarte correto de resíduos recicláveis e especiais – aqueles que possuem uma destinação específica, como tintas, pilhas e baterias.

O público poderá levar ao Parque São José, materiais recicláveis compostos por papel, plástico, vidro, alumínio e aço, pneus, madeira, pilhas e baterias, óleo vegetal, roupas, bolsas, calçados, tecidos, bijuterias, gesso, brinquedos e eletroeletrônicos. Em troca, o consumidor receberá mudas de flores.

Sindicatos industriais, entidades gestoras de logística reversa e a Prefeitura de São José dos Pinhais disponibilizarão bags, caçambas e contêineres para receber o material. No local, os técnicos do InPAR estarão presentes para oferecer mais informações sobre reciclagem, pontos de coleta, sustentabilidade e a importância da correta destinação de resíduos.

Segundo o presidente do InPAR, Rommel Barion, a intenção é conscientizar e estimular a população sobre a importância da coleta seletiva e da destinação correta de resíduos.

“Muitas pessoas realizam o descarte dos mais diversos tipos de resíduos sem saber onde eles vão parar. Queremos que as pessoas entendam o impacto desses produtos descartados para o meio ambiente e se sintam estimuladas a procurar pelos pontos de coleta e por iniciativas voltadas a reciclagem dos resíduos”, explica.

DIA DO DESAFIO AMBIENTAL

Coleta do ano passado. (Divulgação)

Nas três últimas edições do Dia do Desafio, que aconteceram em Curitiba e Maringá, foram coletadas mais de 37,6 toneladas de resíduos que incluem materiais considerados perigosos.

Com a ação o InPAR busca estimular o engajamento da população, do governo e do setor produtivo para o cumprimento da lei nº 12305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e outras regulamentações que tratam do assunto.

O evento é realizado em parceria à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai/PR), Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (SINQFAR), Green Eletron, Reciclus e Dikaikon.

Previous ArticleNext Article