Dia do motorista: carros recebem bênçãos em igreja de Curitiba

Cinco freis estão em frente à Igreja dos Capuchinhos durante todo o dia. O 25 de julho celebra a memória de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes.

Redação - 25 de julho de 2022, 12:19

(Foto: Reprodução/Google Street View)
(Foto: Reprodução/Google Street View)

No dia do motorista, comemorado nesta segunda-feira (25) em memória a São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e motoristas, carros recebem bênçãos na Igreja dos Capuchinhos, em Curitiba.

Cinco freis da Paróquia Nossa Senhora das Mercês estão em plantão desde o final de semana. As pessoas devem posicionar o veículo em frente ao local para receber a proteção divina.

“Todos serão atendidos e a bênção é para cada um da família que está no veículo", detalha o frei Daniel Heinzein.

As bênçãos aos veículos no dia do motorista acontece das 8 às 17 horas desta segunda-feira (25). A Igreja dos Capuchinhos fica localizada na avenida Manoel Ribas, 966 - Mercês.

DIA DO MOTORISTA E DE SÃO CRISTÓVÃO

O dia do motorista é celebrado no dia 25 de julho, quando também é comemorado o Dia de São Cristóvão, santo padroeiro dos viajantes e dos motoristas.

Segundo a Arquidiocese de Curitiba, a devoção é considerada uma das mais antigas e populares de toda a Igreja Católica

Pela história contada, São Cristóvão tinha o nome oficial de Réprobo. De acordo com a mitologia grega, ele era um bárbaro antropófago da tribo dos cinocéfalos - homens com cabeça de cão. Quando descobriu que Jesus seria a oposição ao mal, converteu-se com o objetivo de fazer o bem.

Numa dessas oportunidades, atravessou um rio com o menino Jesus nos ombros e assumiu o nome de Cristóvão, que significa "carregador de Cristo". 

A imagem de São Cristóvão representa justamente esse momento, com Jesus no colo e um cajado em uma das mãos.

Pelo fato de ter carregado Cristo nos ombros ao passar por um rio e ter começado a praticar o bem às pessoas, a Igreja Católica o considerou santo e padroeiro de viajantes e motoristas.